quarta-feira, 29 de junho de 2011

Memorial Descritivo de Projeto de Arquitetura II

A Casa
Foi solicitado um projeto de uma casa para uma família composta por pai, arquiteto, mãe, três filhos (dois meninos de sete e nove anos de idade e uma menina de cinco anos de idade) e uma idosa. O terreno está localizado na Vila Telebrasília possuindo uma praça ao sul.  De acordo com as normas para o local. A casa pode ter de 200 a 400m² de área construída e a altura máxima é de 7m. Se a fachada possuir alguma abertura, deve-se ter um afastamento de 1.5m do limite do lote.
Le Corbusier e Mies Van der Rohe foram inspirações para mim. Mies é considerado, juntamente com Le Corbusier, um dos mestres mundiais da Arquitetura Moderna.  A concepção arquitetônica de linhas puras de Mies Van der Rohe está presente no meu projeto. Parti também de duas ideias de Le Corbusier: o funcionalismo e o não a ornamentação foi possível elaborar um projeto que valorizasse a forma, que segundo o mesmo, é o que emociona. Foi possível valorizar a forma com a inclusão da caixa de escada e da platibanda no projeto. O material proposto para a elaboração do projeto foi o concreto, por ser um material resistente e por proporcionar um conforto térmico, assim protegendo a casa do sol, vento e chuva. As paredes externas são feitas de concreto revestidas por tinta branca. A laje também é feita de concreto. As janelas e portas externas são de vidro para dar maior leveza ao projeto. O parapeito é de aço, que além de aumentar a segurança é um material bastante resistente.
A distribuição dos cômodos foi escolhida baseada na orientação do vento Leste-Oeste e na incidência do sol que é maior no período da tarde.  Por esse motivo, os quartos estão localizados ao leste da casa, permitindo assim um maior conforto térmico aos seus moradores. As áreas sociais e de convívio localizam-se no andar térreo, com acesso pela fachada sul, pela via principal, voltada para a praça. A entrada de serviço está disposta para a rua local. Os cômodos situam-se no pavimento superior.
A distribuição da casa foi feita para essa família em particular, mas ela pode se adequar a qualquer família. Ela possui 331.94m² de área construída, apresenta uma cobertura plana, pois o telhado com inclinação de 15% e 0.84m de altura fica escondido por causa da platibanda.   No térreo encontramos: a sala (1), escritório (2), sala de jantar (3), lavabo I (4), garagem (5), cozinha (6), área de lazer (7), área de serviço (8), quarto de serviço (9), banheiro de serviço (10), banheiro I (11) e quarto I (12). Percebe-se claramente que a área social e de serviço ficaram no térreo para preservar a intimidade dos moradores. A localização do quarto I é favorável, pois ele preserva a moradora idosa da família, que não terá necessidade de subir e descer a escada.  Já no 1º andar encontramos a área íntima: hall (13), varanda (14), lavabo II (15), área de ventilação (16), quarto II (17), banheiro II (18), banheiro III (19), quarto III (20), banheiro IV (21), quarto IV (22), quarto V (23) e banheiro V (24). A varanda está disposta ao sul por causa da praça que está localizada logo em frente, permitindo que os moradores tenham uma bela vista.
(Tarcila Gomes) por Tarcila Gomes

Nenhum comentário:

Postar um comentário